warcraft4-malditosinvasores

[ARTIGO] Conheça os motivos que levam a ausência de um novo game da franquia Warcraft

Ultimamente, como quase sempre, vem surgindo novos rumores na web sobre o lançamento de mais um game da franquia Warcraft, que seria o quarto episódio, a muitos anos sendo desejado pelos fãs da Blizzard, e jogadores de RTS no geral. Porém, muitos desses rumores não passam de mera suposição de jovens jogadores que não conhecem a atual situação da indústria de jogos e que o desejo deles, ao menos que ele se transforme em uma montanhas de dinheiro, não vai se realizar nem tão cedo.

Aqui, vou listar alguns dos grandes motivos que levam a crer que o jogo não verá a luz do dia nem tão cedo, alguns são motivos técnicos e outros de mercado, cada uma deles uma grande barreira para a produção de Warcraft 4.

Falta de interesse da companhia

A grande e atualmente, corporação do mal, Blizzard não está nem um pouco interessada em um novo episódio para uma de suas principais franquias. Tudo por conta de que a outros jogos no momento rendendo ótimos frutos, e quando digo frutos, entenda por rios de dinheiro; esses jogos são Overwatch e WoW (World of Warcraft). A plataforma multiplayer está rendendo uma quantia suficiente para que o estúdio não se preocupe com a produção de um novo game para a franquia nem tão cedo. Até mesmo pelo motivo que o mercado lucrativo do momento são os “E-Sports” (não que eu esteja elogiando) e para eles o movimento de lançar um game single-player acabaria por ser um tiro no pé.

Inexistência de pessoal qualificado

Talvez, de todos os fatores listados aqui, esse é o que vá ser a principal causa da ausência de um novo game da colossal franquia da blizzard. Hoje em dia, não existe mais grandes roteiristas trabalhando para a companhia, pelos fatores deles serem caros de se manter e do fechamento/demissão das antigas subsidiarias da companhia que cuidavam desse tipo de tarefa. A blizzard ao mesmo tempo que cresceu em poder aquisitivo, acabou por decrescer em pessoal qualificado. Para eles, vale mais a pena manter funcionais que consigam dar suporte para os seus jogos com multiplayer, presta serviços a comunidade, do que contar com grandes desenvolvedores que gastariam muito dinheiro e tempo em projetos que talvez não fossem agradar o publico atualmente cativo por eles.

É uma jogada arriscada

Acompanhada pela falta de pessoal qualificado, vem sempre a questão de que o lançamento de tal produto pode resultar em um gigantesco fracasso. O hype é muito grande é a tarefa é muito difícil, o publico espera um grande game com um enredo marcante. Ou seja, o game pode acabar por não satisfazer as expectativas do publico. Desejo que pode acabar não sendo alcançado pela falta de conteúdo presente no projeto, o que já levou outras companhias quase a beira da falência; tendo gastado milhões para desenvolver um game que acabou por virar piada na web (sim, eu estou falando de Mass Effect: Andromeda).

WoW é uma barreira

Como todos devem saber, a história da franquia – atualmente – está sendo contada através do popular MMO World of Warcraft (ou WoW) que conta com inúmeras expansões que ao mesmo tempo desenvolvem novos conteúdos para o game, também acabam por avançar os eventos cronológicos do universo. Ou seja, se a Blizzard for lançar o novo game, no formato AAA, isso pode significar o fim do WoW – que por sua vez fecharia a torneira do dinheiro que já está vindo da comunidade cativa do produto. O lançamento de um novo jogo marcaria um ponto final para as tramas do WoW. Da mesma forma, e linha de raciocinio, onde Microsoft ao lançar o Windows 10, acabou por “matar” o mercado do Windows 7 tornando ele defasado. Todo ganho, gera um perda.

O mercado de RTS’s ainda é relevante?

Uma das maiores duvidas que pairam sobre o assunto, é a questão de existir ou não a relevância no mercado para o qual o game está se propondo a integrar. Nos dias de hoje, principalmente, para produtora em questão; o mercado de RTS’s não parece tão mais interessante assim, existe uma sobra dos MOBAS sobre o mercado. Todas as grande desenvolvedoras estão buscando criar um bom sistema de multiplayer para integrar seu game nesse categoria e morder uma fatia desse enorme bolo de trouxas que acaba por ser bem mais interessante do que se lançar um game focada na narrativa e que a maioria só vai consumir uma única vez.


Claro, como já foi comentado até mesmo pelos próprios funcionários, existe um interesse em um novo Warcraft, mas apenas não é uma prioridade para companhia o desenvolvimento e futuro lançamento do game. Existe diversas barreiras para o projeto, e até mesmo uma falta de capacidade técnica para tal. Mas, querido leitor gamer, não desanime, pode ser que daqui a uns… Quem sabe… 8-10 anos. Você consiga realizar esse sonho que se chama Warcraft 4. Nada está perdido 😉

Notas de rodapé:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s