starwars-malditos

[ARTIGO] Ainda existe uma luz no final do túnel para a LucasArts?

Depois de tanto anos esperando uma nova leva de games vindo da franquia de space opera mais amada de todos os tempos, a compra de à propriedade criativa (ip) pela Disney Company deveria ter me animado. Claro, a Disney é uma das companhias mais poderosas do mundo (e rica), eles tecnicamente contam com uma capacidade para o financiamento de novos projetos. Mas, depois do cancelamentos, tanto de Star Wars 1313 quanto do game da visceral (que não chegou nem a ter um nome, anunciado), o tempo realmente começou a ficar nublado e o futuro da franquia no mundo dos games parece estar tanto quanto comprometido.

A novela é antiga, desde o lançamento de Star Wars: The Force Unleashed II que os fãs da franquia espacial não encontram um grande game nas prateleiras para seu consumo. Tudo por conta da aquisição que a Disney fez em 2012 ao adquirir a LucasFilm e por consequência a LucasArts. Algo que acabou dividindo os direitos de produção para diversas outras companhias (tão malignas quanto a própria disney) que agora estão desenvolvendo seus próprios produtos, como é o caso do recente game da Visceral – dirigido por Amy Hennlg – que acabou por ser cancelado sem nem mesmo ter um nome pronto.

Mas, o meu temor não é que os games da franquia Star Wars recebem o mesmo triste fim da produção feita pela Visceral Games, mas sim que eles acabam sendo um produto como o novo jogo da EA Games – que é um reboot da antiga franquia – Star Wars: BattleFront (2015) ou até mesmo a segunda tentativa Star Wars: BattleFront 2 (2017). Games com gráficos incrível, mas com um falta de conteúdo tremenda e beirando ao caça-níquel com todos os seus esquemas de micro-transação para fazer o fã consumir mais e mais.

Claro, não sabemos ao certo qual motivo levou ao cancelamento do game. Apesar disso, fica muito claro que alguns games de outrora foram cancelados por não seguirem os planos que foram estabelecidos pela Disney ao adquirir os diretos sobre a franquia em questão. O cancelamento do meu amado Star wars 1313, pareceu mais um desligamento de qualquer suspiro de vida da LucasArts sobre os domínios da Disney, do que qualquer outra coisa, eles realmente não queriam que o game visse a luz do sol.

de4e5cae9833b7b1c7a0438df31f7d8e

Pelo que tudo indica, até mesmo pelos atuais posicionamentos da companhia quanto ao escândalo em BattleFront 2, eles realmente não desejam se focar no mercado singleplayer e claramente aparentam querem muito mais se focar no mercado multiplayer. Obviamente, tudo por contam do alto potencial lucrativo que o meio vem tendo nos últimos anos. Não se assuste se for lançado um MOBA de Star Wars a qualquer momento ou um novo MMORPG, são as regras do jogo. O mercado não é mais aquela maquina artística de outros tempos, agora o dinheiro é mais do que nunca o foco dos negócios e depois, bem depois, vêm a questão artística.

Ainda existem diversas outras companhias trabalhando em projetos “secretos”, mas nenhuma dela, acredito fielmente nisso, vai poder se expressar livremente em seus projetos sem que antes as ideias passem pela supervisão da Disney. O que é até justo, tendo em vista que eles são os novos donos. Mas, quando essa supervisão de torna apenas uma maneira de se certificar que o game vai contar com novas e criativas maneira de enganar o publico e fazer eles pagar por um jogo que não está lá… Ai meus amigos, isso se torna um problema.

Mas, e você? O que acha sobre toda essa situação e cancelamentos, você ainda acredita que a franquia vá encontrar um futuro certo e honesto na indústria dos jogos? Vote na enquete e me deixe saber sobre usa opinião…

 

Leia também:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s